Caras com Nome

Year

2017

Download

Share

Amândio Felizes Tetino e Delmira Augusta Pires

Estes são os meus avós. Amândio Felizes Tetino, natural de Cortegada, Celorico da Beira e Delmira Augusta Pires, natural de Ameal, Trancoso

Esta imagem marca o início de uma viagem em torno de uma região e das pessoas que a habitam.

(Referência 000_00)

© Todas as imagens deste projecto estão protegidas por Direitos de Autor e propriedade intelectual, não devem por isso ser utilizadas sem o consentimento dos mentores do projecto.rência 000_00)

Gentes das Mós

Estas gentes são das Mós.

Filomena Passeira (1ª esq); Elisabete Polido (jovem do lado dto).

Falta identificar a criança, a senhora do meio e os rapazes.

refer~encia da Imagem: 101_03_01

Luís

Este senhor foi-me identificado pela Diana Seguro Pereira há uns anos como sendo o "Luizinho", é dentista e está no Porto. O pai dele também era dentista e foi Presidente da Câmara de Foz Côa logo a seguir ao 25 de Abril. Alguma informação acerca de como o contactar é benvinda

Referência da Imagem: 101_05_02

Conceição Beselga Pais

Identificámos a senhora Conceição Beselga Pais nesta imagem

Em breve vamos procurar conversar com ela para ver o que tem para nos contar :)

Referência da Imagem: 101_08

Várias identificadas

Estão identificadas quase todas as pessoas nesta imagem. Mas não todas. Podem ver os nomes, nas tags.

Referência: 101_10

Mota e Cândido Ferreira

O sr. Mota está em França e é cunhado do sr. Reinaldo Cordeiro. O sr. Cândido Ferreira já faleceu e ao que parece não deixou descendência.

Vários Identificados

Nesta imagem ja estão todas as pessoas identificadas. Aguardamos agora oportunidade para conseguir entrevistar as que ainda estão vivas.

Sr. Bombarda e Esposa

Bombarda, com uma filha viva (também na imagem) em Foz Côa. Em breve vamos falar com ela. . . NOTA IMPORTANTE: Todas as identificações que digam respeito a informações pessoais acerca das pessoas (idades, moradas e contactos) devem ser enviados por mensagem privada pelo grupo do Facebook ou para o contacto ruicampos@ruicampos.net. Nunca se esqueçam de mencionar a referência da imagem.

Referência: 101_16 . #ProjectoReferentes #Fozcoa #RuiCampos

Maria da Graça Sobral

Esta senhora foi-nos identificada como a Senhora Maria da Graça, das Mós (Já falecida) mas com três sobrinhas que residem nas Mós: Cecília, laura e Odete.

refer~encia da Imagem: 101_19

Maria Noémia Patrício

Hoje, 27 de Dezembro de 2017, já vamos na terceira pessoa identificada.

A Senhora Maria Noémia Patrício, de Muxagata.

Referência: 101_22

Fausto e Benilde Lameiras

Hoje sentamos esta imagem do sr. fausto e da Dona Benilde Lameiras. Identificados há uns anos pela Ana Bela Lameiras, e confirmados pelo seu filho José Lameiras.

Em Breve vamos às Chãs devolver a fotografia.

Referência: 101_23

Cecília Amaro e seus filhos

A Senhora cecília Amaro já foi identificada há alguns anos, numa fase inicial do projecto. Hoje entra com os seus filhos formalmente para a galeria dos Referentes.

Romeu Trabulo

Trabalhou como carpinteiro no "Armandinho".

Vive na Amadora, já temos o endereço dele e vamos escrever-lhe assim que esta imagem estiver impressa :)

Maria Ceifão

A senhora Maria Ceifão vive no Porto e ainda não sabemos como a contactar.

Manuel António Paulos

O Senhor Manuel António Paulos ta,bém já é um referente deste projecto e, porventura aquele que vai levar um azulejo para mais longe. Até ao Canadá,

Helena Moutinho e a sua Filha Helena

A senhora Helena Moutinho era de Freixo de Numão. Já faleceu há muitos anos. A sua filha, também Helena ainda é viva. Tem ainda outro filho, José Fernando onde já sei que o posso encontrar.

São mais duas entrevistas para fazer :)

Referência: 101_29

António e Maria da Conceição Trigo

Os pais do Miguel Trigo também já tinham sido identificados há uns anos, numa fase anterior do Projecto. Falta porém identificar a criança. :)

Manuel Amaro

O senhor Manuel Amaro também já faz parte dos rostos identificados neste projecto

Carlos Pires

O Carlos Pires, Filho do Sr Felix também já faz parte deste projecto. :)

Família Amaro

Fila de Cima

1ª à dta - António Amaro 2º à dta - Adriano Amaro 3ªà dta - Maria Poreira (casaco escuro) 4ª à dta - Maria Amaro (casaco claro) 3ª à esq - Laura do Amaro 2ª à esq. - Lurde, esposa do Zé Amaro; 1ª à esq. - Esposa do sr Tomé

Fila de Baixo

1ª à esq. - Lurdes Tomé; 2ª esq. - Fátima Vicente;

Benilde e José Lameiras

identificámos também a Senhora Benilde e o seu filho, José Lameiras.

Maria Amélia Proença

Seixas do Douro. n. 06/12/1944.

Nesta imagem com os seus filhos mais velhos, Adelaide e Salvador.

Referência da Imagem: 101_71

Maria Amélia Proença

Seixas do Douro. n. 06/12/1944

(Referência: 101_71_01)

Maria do Rosário Meneses e Manuel Afonso

Hoje, 27/12/2017 identificámos esta família, natural do Orgal. Infelizmente a Srª Maria do Rosário já não se encontra entre nós. Mas a boa notícia é que se identificarmos mais uma pessoa do Orgal já vale a pena ir lá procurar estas pessoas. Referência da imagem: 101_74

Arminda Simão

Mais uma cara a quem pudemos atribuir um nome, e com isso abrimos mais uma porta para o conhecimento de histórias relacionadas com esta fotografia. A senhora Arminda Simão, do Orgal, presumivelmente com o seu filho (ainda não identificado)

referência da Imagem: 101_77

Fernanda Almeida

1965 - 2017.

52 anos depois a Imagem reencontrou o seu Referente.

A Fernanda deixou-nos uma belíssima entrevista, carregada de significado, memórias e até emoções.

Fica ainda a faltar uma fotografia no local original, um azulejo Para França e outro para Foz Côa.

Mais uma Ligação imediata a Foz Côa algures no Mundo. Mais uma janela de Foz Côa para o Mundo. As crianças são a sua sobrinha, Lurdes Seixas e a sua afilhada, Paula Almeida.

(Referencia: 101_83)

© Todas as imagens deste projecto estão protegidas por Direitos de Autor e propriedade intelectual, não devem por isso ser utilizadas sem o consentimento dos mentores do projecto.

Laura Alice Moutinho Andrade

Hoje foi a vez da Laura Andrade integrar este projecto. Ainda só sabemos que reside no Porto, mas havemos de conseguir chegar a ela para lhe devolver esta fotografia.

Referência: 101_85

Projecto Referentes, Vila Nova de Foz Côa (2018)

Rui Fonseca

Por curiosidade, o Rui é irmão da Eugénia Fonseca a quem devolvemos uma imagem há uns dias. Foi a memória do Rui Pimenta que permitiu chegar a mais esta identificação. Já falei com o Rui. segundo ele "o tempo já vai longo, já não tenho memória das circunstancias, somente que sou eu. Nem sequer dos intervenientes que estiveram lá nessa altura. Penso ser no rio Douro , junto às frieiras. Teria na altura cerca de 10 anos," Também não tem memória se conhecia ou não esta imagem em articular: "Não sei se é esta fotografia, mas lembro-me de ter visto algo idêntico, ou outras fotos tiradas na altura, não sei. lembro-me de um momento em que estive com a minha irmã Graça e uns primos e amigos mais velhos que eu no rio, talvez a circunstância seja a mesmo" Uma coisa eu sei. Esta é mais uma imagem que vai dobrar po Tempo e regressar ao seu legítimo proprietário. E nessa altura teremos oportunidade de conversar mais um bocadinho. Talvez com a fotografia na mão desperte mais alguma memória.

Referência da Imagem: 01_93

Aexandre Navarro

Alexandre Navarro, Freixo de Numão

Foi tirada na casa dos seus avós, talvez em 1968. O bebé que está na foto é José Alexandre Navarro (50 anos em 07/10/2017).

(Referência: 101_96)

Segundo a Ana Maria Rodrigues "Tinha um tio que gostava muito de fotografia e tirava fotos a toda a família. Vivia no Porto e quando tinha oportunidade gostava de nos fotografar Na altura nem toda a gente tinha essa possibilidade. Na casa dos meus avós havia muitas recordações dele que infelizmente desconhecemos se ainda existem porque ele já faleceu."

O que significa que esta imagem foi parar ao estúdio do meu avô com a finalidade de ser reproduzida.

Em Breve vou tentar saber mais junto do sr Alexandre Navarro, em Freixo de Numão. :)

Calinha

Este é o Calinha, de Foz Cõa. Procurámos falar com ele uma vez e até combinámos uma entrevista com ele. Mas estava com muita pressa e não foi possível termos essa conversa. utra vez será.

Referência da imagem: 102_20

Rui Figuinha

Este senhor está identificado como Rui Figuinha, primo do Figuinha do Clube de Caça e Pesca de Foz Côa. Aparentemente reside em Leça da Palmeira.

Já temos mais um caminho para onde nos dirigir para devolver esta imagem.

E parece que vai um azulejo para Leça da Palmeira :)

Referência da Imagem: 103_04

Graça Abrunhosa

Referência da foto: 101_86 . . Esta senhora Foi-nos identificada como sendo de Muxagata. Obrigado Lurdes Amaro. . . NOTA IMPORTANTE: Todas as identificações que digam respeito a informações pessoais acerca das pessoas (idades, moradas e contactos) devem ser enviados por mensagem privada pelo grupo do Facebook ou para o contacto ruicampos@ruicampos.net. Nunca se esqueçam de mencionar a referência da imagem. . #ProjectoReferentes #Fozcoa #RuiCampos

Jorge carvalho

Esta senhor foi-nos identificado como Jorge Carvalho, tio de uma senhora Luisa, do Pocinho. Estamos à espera de conseguir o contacto para podermos falar com ele. As crianças ainda estão por identificar.

NOTA IMPORTANTE: Todas as identificações que digam respeito a informações pessoais acerca das pessoas (idades, moradas e contactos) devem ser enviados por mensagem privada pelo grupo do Facebook ou para o contacto ruicampos@ruicampos.net. Nunca se esqueçam de mencionar a referência da imagem.

Referência: 101_85

Projecto Referentes, Vila Nova de Foz Côa (2017)

José Carlos Aragão Caseiro

Identificámos o José Carlos Aragão Caseiro, nascido em 12/05/1964. Segundo o seu pai, José Carlos Caseiro, a fotoggrafia foi feita para a primeira comunhão, teria o José Carlos 8 ou 9 anos. O pai não se recorda de ver esta imagem por casa. Mais uma razão para que a devolvamos e depressa. Hoje foi um dia memorável para o #ProjectoReferentes. :) . (Referencia 103_60)

Delmira Augusta Pires e António Júlio Felizes de Campos

Nesta imagem aparece a minha avó e o mau pai com alguns meses de idade, o que situa a imagem 1944.

A interpretação que fiz foi que, tendo o meu pai nascido em finais de Abril desse ano, e estando as ha avó de manga curta, esta fotografia tenha sido feita talvez no final do verão e mesmo ano e não mais tarde, depois do inverno. Feito este reciocínio, estabeleço esta imagem como talvez de Setembro/Outubro/ou Novembro de 1944.

António Júlio Rodrigues e Maria Helena Rodrigues

Os senhores António Júlio Rodrigues e e sua esposa, Maria Helena Olas Almeida Rodrigues são felizmente vivos e de boa saúde. Residem nas Cortes da Veiga e em breve Espero poder estar a conversar com eles.

Referência: 103_68

Arnaldo (...)

Este Jovem está identificado com sendo do Orgal. Chama-se Arnaldo e está algures pelo Alentejo, segundo as informações que colhemos junto do José Constanço. Também já sabemos que tem um irmão no Orgal. Em breve vamos procurar saber mais.

Referência: 103_87

NOTA IMPORTANTE: Todas as identificações que digam respeito a informações pessoais acerca das pessoas (idades, moradas e contactos) devem ser enviados por mensagem privada pelo grupo do Facebook ou para o contacto ruicampos@ruicampos.net. Nunca se esqueçam de mencionar a referência da imagem. . #ProjectoReferentes #Fozcoa #RuiCampos

Silvia Marra e Conceição Gil

A Sílvia é a da esquerda.

Mais duas caras identificadas e que podemos procurar em Breve.

Referência da Imagem: 103_89

Delfina Melhorado e Manuel Monteiro

Senhora: Delfina Joaquina Melhorado. Teve 4 filhos. Entrevistei o sr. Manuel Jacinto Monteiro em 30 de Julho de 2017. É ele a criança que consta na imagem.

O sr Manuel não se lembra da fotografia, e não sabe que idade teria. Talvez 3 anos. Nasceu em Novembro de 1941, por isso situamos esta fotografia algures em 1944/45.

Jaime Passeira

O senhor Jaime Passeira infelizmente já faleceu. Era das Mós e deixou mulher e filhos que podemos contactar para recolher testemunhos e devolver esta image,.

(Referência: 103_73 . NOTA IMPORTANTE: Todas as identificações que digam respeito a informações pessoais acerca das pessoas (idades, moradas e contactos) devem ser enviados por mensagem privada pelo grupo do Facebook ou para o contacto ruicampos@ruicampos.net. Nunca se esqueçam de mencionar a referência da imagem

Ana Maria Sobral e a sua filha Judith

O José Marra Ferreira identificou esta senhora como a senhora Ana Maria Sobral, de Freixo de Numão. Agora fica mais fácil saber quem é a criança. Obrigado José Marra.

Referência: 102_15 . #ProjectoReferentes #Fozcoa #RuiCampos . Projecto Referentes, Vila Nova de Foz Côa (2018)

Juvina Rêgo

A senhora Juvina Rêgo (nome de solteira) é de Numão e reside em França. Estamos a tentar encontrar o contacto dela para poder devolver-lhe a fotografia)

Referência da imagem: 101_18

#ProjectoReferentes #Fozcoa #RuiCampos . Projecto Referentes, Vila Nova de Foz Côa (2018)

Josefina Marçal e Maria Adelaide Manso

A senhora Josefina Marçal sua filha, Maria Adelaide Manso (ambas falecidas), identificadas pelo neto e bisneto Arthur Dias.

A senhora Maria Adelaide teve quatro filhos, três deles residentes em Foz Côa a senhora Laura, esposa do sr José Augusto (bombeiro) e o senhor Augusto Manso, que vive atualmente na casa onde esta imagem foi feita, por detrás da Santa Luzia e a Senhora Maria Cândida, mãe do Artur Dias que identificou as pessoas; e o Sr. José Manso que reside em França.

Em breve vamos procurar saber mais sobre esta imagem e claro, devolvê-la aos quatro netos :)

#ProjectoReferentes #Fozcoa #RuiCampos . Projecto Referentes, Vila Nova de Foz Côa (2018)

Filomena Carrasco

A Senhora Filomena Carrasco infelizmente já faleceu, mas sqbemos que tem mãe e uma irmã em França que vamos tentar encontrar.

Foi identificada pela senhora Fátima Mimoso. Muito obrigado.

Referência:102_18 . #ProjectoReferentes #Fozcoa #RuiCampos . Vila Nova de Foz Côa (2018)